Papel de parede, como transformar o ambiente
O papel de parede é um item que pode transformar o ambiente, é uma das formas mais fáceis e baratas de mudar e dar uma cara nova na decoração, sem gastar muito e nem ter que fazer uma reforma.
O papel de parede é um elemento que substitui a pintura, com a vantagem de ter estampas, padrões e cores bem variadas. Ele pode ser instalado em qualquer ambiente, no quarto, banheiro, lavado, cozinha, sala de estar, sala de jantar, escritório, hall de entrada e em qualquer outro lugar que queira dar destaca, exceto nas áreas externas que eles não podem ser instalados.
Existe no mercado três tipos de papel de parede:
- Vinílicos
- Acetinados
- Texturados.
Dos três tipos de papel de parede, os vinílicos são os mais resistentes, pois suas características são bem semelhantes com os adesivos, além disso, eles não desbotam e nem descolam com facilidade. Esse tipo de papel de parede é indicado para ambientes que tenha incidência de luz, como hall de entrada, cozinha e sala.
O papel de parede acetinado originalmente por ser acetinado não acumula poeira e por isso não ficam amarelados com o tempo. Esse tipo de papel é recomendado para os quartos, principalmente para quem tem problemas alérgicos.
Já os papéis de parede texturizados, como o próprio nome diz, eles tem textura e muitas vezes imitam vários materiais, como pedra, metal, e eles podem ter brilho e a superfície não é lisa como os outros.
A aplicação do papel de parede não é uma tarefa difícil, o ideal é contratar mão de obra especializada, mas se você quer colocar sem a ajuda de um profissional, é indispensável que tenha alguns cuidados antes de aplicar.
Dicas de como aplicar papel de parede
1. Antes de comprar o papel de parede, meça a área que deseja colocar, eles são vendidos em rolos, verifique quanto tem no rolo e calcule quantos vão precisar para a área desejada. Para calcular o m² de uma parede pegue a altura x largura, exemplo: uma parede tem 2,70m de altura e uma largura de 3,20m, multiplique 2,70 x 3,20 = 8,64 m² essa é a área total. O mesmo raciocino deve ser feito para calcular quantos rolos vão precisar.
2. Verificar as condições da parede, se não tem trincas, furo de prego e buchas;
3. A parede deve estar totalmente limpa de poeira e gordura;
4. A aplicação deve começar pela parte superior da parede e descer até o rodapé;
5. Se ficar com bolhas, fure com uma agulha para sair o ar e passe um pano seco por cima;
Depois de todas essas dicas, não tenha medo de mudar, ouse, arrisque e inspire-se!
* As imagens mostradas abaixo foram tiradas da internet com o intuito de meramente ilustrar o texto.