Pergolados valorizam a área externa com elegância e conforto
Ter um elemento construtivo na área externa da casa que valorize o espaço e que possibilite receber amigos e familiares, é sem dúvida a melhor maneira de aproveitar a vida e estar em contato com a natureza.
O uso de pergolado em áreas externas da casa é uma opção barata e simples de decorar, estas estruturas agregam valor por sua forma e função, além de embelezar e decorar, o pergolado proporciona sombra no espaço aberto garantindo o máximo de conforto a céu aberto, tranquilidade e uma excelente iluminação.
O pergolado pode ser construído em vários lugares como, próximos a área de lazer – piscinas e churrasqueiras, no meio do jardim, próximo a varanda para ampliar a casa, cobertura de garagem e nos corredores de passagem nas áreas externas.
Embora seja uma estrutura simples para construir, deve-se ficar atento na escolha do material, principalmente quando o assunto é segurança. Conte sempre com um profissional de Arquitetura para fazer o projeto, pois a estrutura tem que ser bem dimensionada, resistente e firme de forma que seja seguro e entre em harmonia com o resto da construção da casa tornando o espaço mais atraente.
Materiais indicados
A madeira é a mais utilizada na construção do pergolado, porém, a vantagem é que ele pode ser construído de diversos materiais, como alumínio, ferro, concreto e bambu.
O teto geralmente é vazado, porém pode ser feito de vidro, policarbonato, bambu, tecido, palha natural ou sintética e lona.
Mobiliário para pergolado
Os móveis para o pergolado de modo geral devem seguir o mesmo estilo dos móveis para área externa, e requer alguns cuidados, o tipo de material é um dos pontos mais importantes na hora da escolha, pois eles ficarão expostos a todo tipo de intempéries, por isso, é preciso que os móveis sejam resistentes e possam suportar as agressões externas.
Materiais indicados para móveis externos
Fibra sintética
A fibra sintética está em alta na tendência da decoração externa, é o material que garante durabilidade e é o mais indicado para os móveis de área externa, são resistentes as intempéries, de fácil manutenção e tem vários modelos no mercado, estilos e cores diferentes que podem ser usados em todos os tipos de decoração, tanto nas áreas cobertas como varandas quanto nas áreas externas.
Existem diversas opções de móveis para a área externa com diferentes tramas, como de fibras, de junco, de vime e de rattan.
Alumínio
O alumínio é uma excelente opção por ser leve, resistente a intempéries, fácil de limpar e não perde a cor com o tempo. As cores claras são as mais indicadas. Alguns cuidados devem ser observados ao optar por móveis externo de alumínio, em áreas de coberturas de apartamentos eles não são indicados por serem leves podendo ocasionar acidente quando houver muito vento, as cadeiras de piscina não deve ter muito contato com a água que contém cloro.
Madeira
Os móveis de madeiras requer cuidado especial com a manutenção e preservação, a madeira sofre com a ação de chuvas, sol, calor, tempo seco ou úmido e tende a apresentar alterações em sua aparência como desgaste e escurecimento de sua cor natural.
Apesar da necessidade da manutenção para a preservação, a madeira é um material de grande importância na decoração, tanto de interiores quanto exteriores, quando se fala em versatilidade, diversidade e propriedades estéticas, sem contar que seu uso remete conforto e aconchego.
Tecidos
Os tecidos mais apropriados para os móveis da área externa são os sintéticos de acrílico, couro náutico e vinil, eles são resistentes, impermeáveis e deixam o ambiente bonito e elegante além de serem duráveis e práticos para limpeza.
Os tecidos impermeáveis passam por um processo diferente de fabricação, eles são tingidos em processos anteriores aos tecidos normais, isso faz com que a resistência seja maior, além disso, eles recebem tratamentos contra os raios solares (UV), contra bactérias e mofos.
Se você quer valorizar a área externa com requinte e conforto, siga as dicas na galeria com 45 tipos de pergolado para você se inspirar!
* As imagens mostradas abaixo foram tiradas da internet com o intuito de meramente ilustrar o texto.